A Comeca informa que entrou em vigor, no passado dia 11 de abril de 2018, uma nova legislação – REGULAMENTO (UE) 2017/2158 DA COMISSÃO EUROPEIA – que exige que todos os Operadores Europeus têm de colocar em prática vários passos para gerir os níveis de acrilamida no seu próprio sistema de gestão da segurança alimentar.
A acrilamida é um contaminante, um composto orgânico de baixo peso molecular, altamente hidrossolúvel, que se forma a partir dos constituintes asparagina e açúcares, que ocorrem naturalmente em géneros alimentícios, quando estes são preparados a temperaturas normalmente superiores a 120ºC e com humidade baixa. Forma-se principalmente em géneros alimentícios cozidos no forno ou fritos, ricos em hidratos de carbono, nos quais as matérias-primas contêm os seus precursores, como é o caso dos cereais, das batatas e dos grãos de café e pode representar um risco químico na cadeia alimentar.

 

Quando se trata de batatas fritas, os operadores devem:
– manter a temperatura entre 160 e 175ºC durante a fritura;
– confecionar as batatas até ter uma cor amarela dourada;
– não confecionar demais;
– quando preparar quantidades menores de batatas das indicadas na embalagem, reduza o tempo de confeção, para evitar que o produto fique demasiado frito.

 

Consulte aqui o REGULAMENTO (UE) 2017/2158 DA COMISSÃO EUROPEIA.

 

Mais informamos que as novas Fritadeiras HP eletrónicas de 23 litros da nossa marca representada, Electrolux Professional, possuem a Função de Confeção Automática que é perfeita para satisfazer estes requisitos. A Função de Confeção Automática permite ao Operador confecionar diferentes lotes do mesmo produto, ajustando automaticamente o tempo de confeção. Esta função significa resultados consistentes. Sem confeção excessiva, a mesma cor amarelo dourado, durante todo o dia.
Consulte aqui mais informação sobre as Fritadeiras HP da Electrolux.

 

Para mais informações, visite o nosso website www.comeca.pt ou contacte-nos através do e-mail horeca@comeca.pt.