Estamos em estado de emergência, no contexto envolvente de contenção social exigido pelo Coronavírus, responsável pela doença COVID-19. Com este panorama de pandemia que tanto exige tranquilidade e otimismo, como obviamente comportamentos responsáveis e segurança, há temas que podemos e devemos debater.
Como é sabido, a roupa hospitalar é fundamental para o bom funcionamento de qualquer hospital. Sendo um meio de proteção a nível de doenças e contaminações para os profissionais de saúde e pacientes, a roupa em ambiente hospitalar pode também proporcionar ao utente uma estadia mais confortável, podendo mesmo dizer-se que é muito importante na sua recuperação.
Um correto funcionamento no âmbito da lavandaria hospitalar é essencial para garantir uma roupa e a sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas as unidades.
Práticas eficazes para processar e armazenar a roupa hospitalar
Com o objetivo principal de não faltar roupas em todas as áreas onde é necessário, blocos cirúrgicos, camas de pacientes, entre outros, a lavandaria hospitalar requer procedimentos e controlos minuciosos. Eis a descrição de alguns, em traços gerais.
A formação é o primeiro passo
Os hospitais devem promover a formação regular e contínua sobre a higiene correta e eficaz das mãos, para além das ações com a equipa de lavandaria sobre como usar os respetivos equipamentos.
Uso de equipamento de proteção individual adequado
Ao manusear roupa potencialmente contaminada, os técnicos de lavandaria hospitalar devem usar as precauções-padrão, em especial o equipamento adequado, como sejam as luvas.
Recolha e transporte de roupa contaminada
Antes de retirar a roupa de uma cama, maca ou de outra superfície, tem de se ter atenção em remover qualquer material perfurocortante, equipamento ou item que não seja da roupa para garantir o transporte seguro e evitar acidentes. A remoção dos itens antes do transporte também pode aumentar a eficiência do processo de lavagem, para além de não se correr o risco de danificar o equipamento da lavandaria.
A equipa da lavandaria e/ou higiene e limpeza deve manusear tecidos e roupas contaminadas com um mínimo de agitação para evitar a contaminação do ar, das superfícies e das pessoas no espaço onde se encontra a roupa contaminada.
Separação entre roupa limpa e roupa suja
Todos os hospitais devem ter áreas separadas para roupas limpas e sujas. E para além desta separação, também se deve diferenciar tipos específicos de roupas sujas, como roupa contaminada com sangue, fluidos corporais, entre outros, visando aumentar a eficiência do processo de limpeza.
As superfícies de trabalho na área de separação de roupa suja devem ser construídas com materiais não porosos, que suportem limpeza frequente com produtos adequados. O aço inoxidável é um material ideal neste contexto.
Lavar, secar e engomar a roupa hospitalar
A maioria das roupas precisa de ser lavada, seca, engomada e armazenada segundo processos exigentes, com programas adequados a cada necessidade, envolvendo quase sempre altas temperaturas. Todavia, existem peças que precisam mesmo de ser esterilizadas. Falamos, por exemplo, de aventais cirúrgicos.
A lavagem é protagonizada por equipamentos profissionais como as Máquinas de Lavar Roupa de Barreira Assética. A Electrolux Professional desenvolve soluções à medida das necessidades, com o compromisso de eficácia, ergonomia e poupança. Saiba mais aqui.
Para secar, existem os secadores industriais que, com as temperaturas altas, ajudam a prevenir a contaminação.
Para engomar, as calandras, com o sistema de aquecimento e de dobragem automática. Praticabilidade e eficiência estão garantidas.
Transporte e armazenagem de roupa limpa
Os recipientes ou carros usados para transportar tecidos limpos devem ser higienizados antes do uso. Para isso, podem ser usados vapor, sabão e água, detergente ou desinfetante adequados. Deve-se dobrar e cobrir a roupa limpa. Esta não deve ser armazenada em locais onde possa ser molhada, por baixo de cubas ou junto a tubagens de água ou esgoto.
Como tivemos oportunidade de explicar, o processo de lavandaria bem estruturado e enraizado é um dos alicerces do bom funcionamento hospitalar.
A Comeca pode ajudá-lo a perceber melhor o enquadramento da lavandaria hospitalar. Basta contactar-nos! Ligue-nos para o número 219 155 600, envie-nos um email para horeca@comeca.pt ou faça um pedido de informação no nosso site.