A Electrolux Professional apoia a cadeia alimentar com projetos de sustentabilidade de longo prazo

A Electrolux Professional, marca com representação oficial COMECA, tem a ambição de apoiar a cadeia alimentar com inovação, tecnologia, pesquisa e projetos colaborativos. Como fornecedora líder global de soluções em food service e lavandaria, sabemos a importância de assumir a responsabilidade por uma sociedade sustentável.

“Quando somos grandes, temos ainda maior responsabilidade”, diz Jennie Walther, Nordic Marketing Manager, e continua: “Para nós, a Agenda 2030 é mais do que apenas um conceito. Estamos a trabalhar ativamente, com vários parceiros e projetos, para criar um uso inteligente de recursos que minimiza a nossa pegada climática.”

Mas o compromisso vai mais além do que as metas globais de sustentabilidade. A ambição da Electrolux Professional é assumir a responsabilidade e apoiar a cadeia alimentar, agregando valor, a fim de, em última análise, estar envolvida e contribuir para uma indústria e sociedade mais sustentáveis.

O Centro de Pesquisa

The Research Hub

Uma das iniciativas maiores é o The Research Hub, onde a empresa conduz pesquisas ao nível da tecnologia alimentar em estreita colaboração com a Universidade de Udine, Itália.

“O Research Hub é nosso facilitador para pesquisa colaborativa. Envolve universidades de toda a Europa e oferecemos bolsas para trabalharem connosco em campos de pesquisa diferentes, desde a inteligência artificial à tecnologia ambiental”, diz Viktoria Roos, Open Innovation Leader.

O centro de pesquisa no Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar da Universidade de Udine possui uma cozinha experimental profissional, onde pesquisadores e estudantes trabalham para desenvolver e otimizar produtos alimentícios e seus processos de produção. Aqui, especialistas em nutrição e técnicas culinárias atuam como um elo entre os chefs da empresa e o desenvolvimento de produtos para, em conjunto, reduzirem o desperdício de alimentos.

“Nós vemos o que acontece com o nível de nutrientes nos diferentes processos, a ferver, fritar ou apenas saltear. É uma questão de os nossos produtos consumirem o mínimo de energia possível, enquanto o teor de nutrientes é otimizado”, diz Viktoria.

Porque não se trata apenas de sustentabilidade ambiental. A saúde pública é uma questão com cada vez maior importância. Nesta área, a Electrolux Professional quer ser um player de destaque na sociedade.

“Aqui, queremos muito contribuir para a saúde pública com o nosso trabalho. A nutrição alimenta o cérebro, por isso, queremos apoiar crianças e adolescentes, certificando-nos de que a alimentação escolar produzida contém o máximo de nutrição”, diz Jennie.

Queremos contribuir com a saúde pública

A empresa também está envolvida em vários outros projetos colaborativos que visam aumentar a sustentabilidade e reduzir o desperdício de alimentos.

Na Suécia, isso inclui o projeto Resvinn na Chalmers University of Technology, visando uma redistribuição eficiente e inovadora de alimentos excedentes, a plataforma de inovação The Restaurant Labs, um live-in-lab para inovação acelerada na indústria de alimentos e o White Guide innovation challenge 100% Circular, que incentiva um mundo de restaurantes mais sustentável e circular.

Junto com a startup Karma, a empresa também fornece um equipamento de refrigeração inteligente para supermercados. O objetivo é reduzir o desperdício de alimentos, ajudando os consumidores e a indústria de alimentos a assumirem maior responsabilidade na busca de uma forma mais sustentável de consumir alimentos.

“A inovação anda de mãos dadas com a sustentabilidade e a rentabilidade”, conclui Viktoria.

Quer conhecer melhor os equipamentos Electrolux Professional?

Consulte o catálogo online, contacte um dos nossos parceiros ou ligue-nos diretamente para o número
219 155 600. Pode também enviar-nos um email para horeca@comeca.pt ou fazer um pedido de informação no nosso site.

 

Tradução adaptada do artigo original Electrolux Professional em https://bit.ly/3uK4O09