Tudo se resume aos ingredientes. Alimentos de alta qualidade são criados a partir de ingredientes que foram armazenados com segurança, cuidado e higiene. Desde a fase do recebimento dos produtos ao serviço ao cliente, o armazenamento adequado dos alimentos é fundamental para mantê-los seguros e frescos. As soluções Cambro vão, certamente, ajudá-lo neste objetivo. São várias as opções para manter os alimentos protegidos da zona de perigo, contaminação cruzada e manuseamento. 

Examinemos as melhores maneiras de manter os alimentos seguros e frescos durante a preparação, a confeção e o serviço. 

1 – Reduza o risco de contaminação usando produtos multifunções 

Diminuir o manuseamento no processo de preparação é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de contaminação. Quanto menos tocar no conteúdo de um recipiente, melhor! Os recipientes H-Pans ™ para altas temperaturas Cambro são um produto multifunções que acompanha os alimentos desde a preparação até o armazenamento e a linha de serviço. A natureza do material resistente a altas temperaturas suporta perfeitamente aplicações frias e quentes. 


Outro produto multifunções é a tampa FlipLid®, que protege os alimentos preparados armazenados até ao momento de servir. Disponível em Camwear® e High Heat, usar as tampas FlipLids® durante o serviço diminui as possibilidades de contaminação e mantém os seus ingredientes limpos e organizados. Escolha uma tampa FlipLid® com recorte para evitar que os utensílios escorreguem para os alimentos, bem como a contaminação através das mãos ou superfícies.
 

 

2 – Mantenha temperaturas seguras 

Uma das maiores preocupações durante a preparação e o serviço é a manutenção da temperatura. Durante a preparação, arrefeça os alimentos preparados a 21ºC, em duas horas, e abaixo de 4°C em quatro horas. Também sugerimos dividir os alimentos em vários recipientes de alta temperatura ou recipientes Camwear para um arrefecimento mais rápido. 

Durante o serviço, mantenha os alimentos frios abaixo dos 4°C e os alimentos quentes acima dos 51˚C. Para apoiar alimentos frios, sugerimos o uso de recipientes ColdFest®, que mantêm os alimentos em temperaturas frias seguras sem ter de lidar com o gelo derretido. 

 

3 – Descongele com responsabilidade 

Descongelar carne e aves pode ser uma situação complicada. A ajuda dos coadores é de extrema importância, forçando os sucos e o gelo derretido a escorrer dos alimentos. Como regra geral, evite que os alimentos permaneçam em temperaturas perigosas, nunca descongelando à temperatura ambiente ou reaquecendo usando o vapor. 

 

4 – Mantenha estações de lavagem de mãos prontamente disponíveis 

O novo conceito 3-em-1 Cambro Manufacturing permite que consigamos lavar as mãos com eficiência e segurança em qualquer lugar. Durante o funcionamento de food service, no interior ou exterior, proteja colaboradores e clientes! 

↗️ Abastecimento seguro de sabonete líquido e toalhetes;
↗️ Use com o abastecimento de água quente do seu Camtainer®;
↗️ Pode ser usado com um recipiente separado para recolher as águas residuais. 

 

A segurança alimentar e o armazenamento de alimentos andam de mãos dadas. Dominar práticas seguras de armazenamento durante a preparação, a confeção e o serviço promove a eficiência e mantém a mais alta qualidade dos seus alimentos. 

Quer conhecer melhor as soluções Cambro? 

Consulte o catálogo online, contacte um dos nossos parceiros ou ligue-nos diretamente para o número 219 155 600. Pode também enviar-nos um email para horeca@comeca.pt ou fazer um pedido de informação no nosso site. 

Tradução adaptada do artigo original do blogue Cambro em https://bit.ly/3vTSGJo